quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

2º Encontro do GT Serviço Social na Educação

O Grupo de Trabalho Serviço Social na Educação realizou o seu segundo encontro, no dia 14 de fevereiro, na sede do CRESS-MG. A reunião teve a participação da professora da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Eliana Bolorino, que abordou a conjuntura atual do Serviço Social na educação, no âmbito da realidade brasileira.

A professora, autora da tese de Doutorado em Serviço Social, "Educação e Serviço Social: elo para a construção da Cidadania” (2010) e de tantos outros artigos e trabalhos relacionados à educação, abriu a reunião dizendo que o espaço aberto pelo CRESS-MG, é importante para fortalecer o debate sobre uma política de atuação na área educacional, equilibrada com os conhecimentos do Serviço Social. “Se a educação é um direito social, a categoria precisa estar presente nesse  espaço para garanti-la.”

Inicialmente, este GT foi criado com o objetivo de produzir um material que será apresentado durante o Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, previsto para acontecer em junho, em Maceió (AL). Entretanto, conselheira do CRESS-MG e coordenadora do GT, Janaína Andrade, conta que as perspectivas não devem se limitar a esse evento. “Esperamos poder construir, em um futuro próximo, um fórum mineiro permanente sobre este tema.”

Participantes

Entre os presentes no encontro, estava o coordenador da Coordenadoria de Educação Continuada, Alfabetização de Adultos, Diversidade e Inclusão da Prefeitura de Contagem (Cecadi), Leonardo Koury. Ele acredita que para interferir nos avanços e desafios da política de educação, o assistente social precisa primeiro, entender o que é educação. “A educação vai além da escola. A instituição de ensino é parte e não o todo, pois a educação é para a vida, e se constrói no fazer profissional, na possibilidade de perceber que todas e todos educam entre si, mediados pelo mundo, como dizia Paulo Freire.”

A analista de políticas públicas da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (SMAAS/PBH), Dayse Araújo, diz que os encontros do GT são fundamentais para a consolidação desse espaço sócio-ocupacional. “A nossa atuação nesse campo deve acontecer por meio de ações interdisciplinares de orientação e informação, incentivando intervenções participativas e contribuindo para o aprimoramento da prática educativa e da construção de novos sujeitos sociais.”

Na ocasião, Janaína apresentou aos participantes, o Plano de Trabalhos 2012/2014, além do blog produzido especialmente para o GT Serviço Social na Educação. No espaço, o grupo poderá atualizar a categoria sobre o que será realizado daqui para frente, e divulgar trabalhos e artigos sobre a temática. Animados, os participantes agendaram o próximo encontro para o sábado, 3 de março, às 9h, na sede do CRESS-MG. Janaína conclui a reunião, dizendo que em breve, a discussão será levada também às Seccionais Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.

Nenhum comentário:

Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais | CRESS-MG
Gestão Compromisso e Luta | 2011 - 2014
Comissão de Serviço Social na Educação