segunda-feira, 12 de março de 2012

Inscreva-se no Seminário Estadual de Serviço Social na Educação

O Seminário Estadual de Serviço Social na Educação tem como objetivo fortalecer as ações da categoria na Política de Educação, em defesa de uma Educação emancipadora, capaz de mobilizar a discussão referente à inserção do Serviço Social nesse espaço sócio-ocupacional, na perspectiva da defesa dos direitos da classe trabalhadora e do nosso projeto ético-político, refletindo sobre o documento elaborado pelo CFESS/GT Nacional de Educação, Subsídios para o Debate Serviço Social na Educação, que norteará o 1º Encontro Nacional sobre Serviço Social na área da Educação.

Assistentes Sociais que atuam na Política de Educação em Minas Gerais ou nas políticas que fazem interface com a área são o público-alvo.

Programe-se!

Data: 29/3/12
Local: Auditório do Centro Universitário UNA , que fica na Rua Aimorés, 1451 - Lourdes - BH/MG

Faça a sua inscrição

Inscrições encerradas

Atenção! As inscrições são gratuitas e serão aceitos 280 inscritos. Esse número será dividido da seguinte maneira:
  • 100 inscrições para assistentes sociais que atuam na área da Educação
  • 124 inscrições para assistentes sociais que atuam nas demais áreas
  • 56 inscrições para estudantes
O evento

08h00 às 08h30 - Credenciamento e café da manhã
08h30 às 09h00 - Abertura
09h00 às 10h00 - Conferência magna, realizada pelo Prof. Dr. Paulino José Orso, a partir do tema A Educação na sociedade de classes

O Prof. Dr. Paulino José Orso é Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história, sociedade e educação, filosofia e educação, relação entre educação e sociedade, história, historiografia e educação.

10h00 às 11h30 - Painel com o tema O Serviço Social na área da Educação: perspectivas e desafios

Palestrantes:

Profª. Dra. Eliana Bolorino Canteiro Martins, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Professora do Curso de Serviço Social da UNESP - Franca/SP, tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na área da Educação e na área sociojurídica atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, Educação, Criança e Adolescente, Família e Processo de Trabalho do Assistente Social.

Profª. Dra. Simone Eliza do Carmo Lessa, Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Professora do Curso de Serviço Social da Uniabeu, coordenou o Grupo de Pesquisa e Iniciação Científica do Núcleo de Pesquisa sobre a Política da Assistência Social na Baixada Fluminense - NUPESAS/BF, tem experiência na área de Serviço Social com ênfase nas áreas de Educação, Trabalho e Assistência Social.

11h30 às 12h00 - Debate

13h30 às 14h30 - Painel com o tema Família e Educação

Palestrante: Profa. Maria Alice de Lima Gomes Nogueira, Doutora em Educação pela Universidade de Paris V, Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Coordenadora do Observatório Sociológico Família-Escola - OSFE, Coordenadora do GT Educação e Sociedade da Sociedade Brasileira de Sociologia.

14h30 às 15h00 - Debate

15h00 às 15h40 - Apresentação do documento Subsídios para o debate sobre Serviço Social na Educação do CFESS

Responsável: Carlos Felipe Nunes Moreira, Assistente Social, Mestrando em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Conselheiro no Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro - CRESS 7ª Região e representante da Região Sudeste no Grupo de Trabalho Nacional de Educação do CFESS.

16h00 às 18h00 - Trabalhos em grupo
  • A concepção de Educação que norteia o trabalho do/da assistente social de acordo com o projeto ético-político
  • Acesso da população à Educação formal e não formal
  • Permanência da população nas instituições educacionais e naquelas vinculadas à Educação não formal.
  • Qualidade dos serviços prestados no sistema educacional
  • Gestão democrática e participativa da população no campo educacional
  • Histórico de implantação do serviço social na Educação e a situação funcional dos Assistentes Sociais no âmbito da Política de Educação
  • Política de Assistência Estudantil
Organização e promoção: Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais
Apoio: Curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA

Nenhum comentário:

Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais | CRESS-MG
Gestão Compromisso e Luta | 2011 - 2014
Comissão de Serviço Social na Educação