sexta-feira, 24 de agosto de 2012

GT Educação discute a escola pública no século 21

O GT Serviço Social na Educação do CRESS-MG realizou no dia 11 de agosto, em BH, uma reunião que teve como tema “A escola pública hoje: perfil da escola pública mineira no século 21- incumbências legais, expectativas sociais e políticas”. Na ocasião, foram discutidos programas oficiais, novas perspectivas curriculares e os desafios da escolarização de um público que, até então, é tratado de forma marginalizada no cenário da educação formal.

O encontro contou com a participação do historiador e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG), Marco Silva, que fez uma crítica ao sistema educacional do país, por onde está caminhando a Política de Educação.  Ele apontou, ainda, que é preocupante a baixa qualidade do ensino brasileiro e o baixo número de professores que estão sendo formados. “Esses números são reflexo de um país que não oferece bons salários e tampouco condições de trabalho adequadas aos seus educadores, além disso, é preciso questionar a forma com que o novo modelo de Escola Integral está sendo conduzido.”

De acordo com Marco, nosso sistema educacional é complicado e medíocre. “Para retirar nossa educação da mediocridade é preciso termos grandes gestores. É preciso, também, investir na educação e no professor. Só assim teremos escolas públicas de qualidade para todos”, ressalta o historiador.

Confira aqui
 o conteúdo apresentado por Marco durante a reunião.

Nenhum comentário:

Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais | CRESS-MG
Gestão Compromisso e Luta | 2011 - 2014
Comissão de Serviço Social na Educação