terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

1º Encontro do GT Serviço Social na Educação

No dia 27 de janeiro, foi realizado o 1º Encontro do GT Serviço Social na Educação, coordenado por uma das diretoras do CRESS-MG, Janaína Andrade. O evento, realizado na sede do Conselho, reuniu assistentes sociais que atuam ou têm interesse em atuar na área da educação. Os temas abordados durante o encontro seguiram as orientações do GT Nacional do CFESS. Essas orientações integram as deliberações do 40º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, realizado em setembro de 2011, em Brasília.

Dentre os assuntos tratados, destaca-se a entrega do documento Subsídios para o Debate do Serviço Social na Educação, elaborado pelo GT Nacional do CFESS, e a apresentação do Plano de Ação para 2012, que teve como eixo central a apresentação das ações e a previsão de realização do Seminário Estadual sobre o Serviço Social na Educação, agendado para abril de 2012.

Considerando a atuação do/a assistente social nesse espaço sócio-ocupacional, Janaína explica que o encontro foi pautado pelo debate sobre a concepção de educação que norteia o trabalho do/a assistente social, segundo o projeto ético-político do Serviço Social. “Foram abordados os entraves e as possibilidades para a materialização desse projeto na política da educação. Também debatemos a atuação do/a assistente social nessa área.”

Para a assistente social da Fundação Fé e Alegria do Brasil, Mara Ramos, o evento promoveu trocas de experiência que são importantes para quem deseja conhecer mais sobre a atuação do Serviço Social na área da educação. “No encontro aprofundamos o debate sobre esse importante campo de atuação para a categoria, que ainda é novo e desconhecido pela maioria, dando início à possibilidade de o concretizarmos.”  Já Vitor Rabelo, assistente social da Central de Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (CEAPA/MG), acredita que o encontro contribuiu significativamente para sua formação. “Ampliou a minha percepção acerca da temática, bem como me pôs a par da conjuntura do Serviço Social em contextos educacionais.”

Acesse

Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação

Nenhum comentário:

Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais | CRESS-MG
Gestão Compromisso e Luta | 2011 - 2014
Comissão de Serviço Social na Educação